10 fevereiro 2016

FILÉ:Veja como se vestir bem usando peças do magnífico artesanato Alagoano

Hello estilosas e estilosos! ^_^


E chega ao fim mais um carnaval, buáaaa...Durante minhas andanças de carnaval(rsrsr), percebi muita gente usando o filé aqui em Alagoas, para quem ainda não sabe eu sou de Maceió-Al com muito orgulho ^_^ aí pensei: por que não falar sobre o filé que é tão pouco divulgado e muito pouco conhecido em outros estados?




Google Imagens



Como eu "amodoro" artesanato e tenho algumas peças de filé, resolvi fazer essa divulgação, pois ele é definido aqui em Alagoas por cor, delicadeza e tradição, sim o filé alagoano é um dos produtos artesanais mais tradicionais de Alagoas. Ele é marcado por um trançado muito elaborado e cores alegres, mas bordado com habilidade pelas rendeiras e passado de geração a geração a mais de 200 anos, que coisa linda né mesmo?

Pode ser facilmente encontrado no bairro do Pontal da Barra aqui em Maceió. Gente, o bairro é lindo localizado na beira da lagoa e muito conhecido pelo seu artesanato rico e variado como também por restaurantes que disponibilizam um cardápio com frutos do mar deliciosos,hummm.

Google imagens

O filé é caracterizado pela confecção de uma rede parecida com a de pesca, presa nas extremidades a um tear de madeira, trabalhado em agulha e linha de algodão, daí transforma-se em um bordado com vários pontos geométricos. Por ele ser tão pouco divulgado, poucas pessoas tem conhecimento dele aqui em alagoas. Então, minha vontade em divulgar veio justamente disso, se você quiser vir conhecer alagoas não esqueça de dar uma passadinha no Pontal da Barra tá pessoal.



Olha euzinha contemplando a natureza com essa bela saída de praia feita com filé do 
Pontal da Barra.




E quem acha que não dá para vestir-se bem com filé, está redondamente enganado, esse bordado pode ser exibido em qualquer ocasião, basta combinar bem as peças que você pretende usar. Como no filé muitas vezes é aplicado renda é preciso saber misturar bem para não ficar demais, além de saber utilizar as cores ao seu favor e adicionar os acessórios corretos.

Como eu estava indo a praia, eu uso poucos acessórios, sou bem básica, pois chapéu e óculos já compõe adequadamente o look e para mim já está ótimo.

Google Imagens

Google imagens

Google imagens

O legal do filé é que fica bem para qualquer tipo de corpo e por ser uma peça democrática, ela serve para todo tipo de ocasião principalmente para que mora aqui na nossa capital que pode sair da praia direto para um restaurante, shopping ou até mesmo estender para noite.

O que é preciso mesmo é saber misturar as cores com as peças de outros tecidos, acessórios que valorizem o bordado e sapatos apropriados para a ocasião escolhida.

Google Imagens


Google imagens
Google imagens

Google imagens


Se você escolher um vestido longo pode ser utilizado desde uma manhã na praia até mesmo para um casamento.Contudo, dependerá como já falei dos acessórios.
Dessa forma o filé pode está presente em bolsas,cintos, almofadas, brincos enfim, este artesanato está presente em tudo e precisamos divulgá-lo cada vez mais.

Google Imagens


Google Imagens


Google Imagens

Google Imagens



Então como vocês viram tentei mostrar com algumas fotos retiradas na internet que o filé está sempre presente numa peça ou outra e por ser muito rico tive a necessidade de mostrá-lo aqui.

Espero que tenham gostado e vamos valorizar mais o artesanato, seja em qualquer estado,pois percebemos que ele é feito com muito carinho e dedicação.

Google imagens


Beijos e fiquem com Deus!







Pesquisa feita na gatezaweb
Imagens retiradas da internet